segunda-feira, 26 de novembro de 2007
10 mitos sobre os Dinossauros
Pensa que sabe tudo sobre os Dinossauros? Então dá uma lida nisto.
Texto originalmente publicado no Algumas bobagens.
Mito 1: Humanos viveram na mesma época que os dinossauros
Isso existe apenas em filmes e livros de ficção. Os últimos dinossauros, com exceção das espécies que evoluíram para aves, foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Os fósseis mais antigos de seres praticamente humanos datam de apenas 6 milhões de anos.
Mito 2: Os mamíferos só evoluíram depois que os dinossauros desapareceram
Há mais de 150 milhões de anos, pequenos mamíferos que pesavam cerca de 2 gramas habitavam o planeta, mas eram pouco representativos se comparados aos répteis gigantes que dominavam tudo.
A evolução dos mamíferos ocorreu nesse período, mas muito lentamente, tanto que a maioria das espécies que existe hoje surgiu apenas depois da extinção dos dinossauros.
Mito 3: Os dinossauros sucumbiram porque os mamíferos comiam seus ovos
Os ninhos dos dinossauros sem dúvida eram vulneráveis, mas os principais predadores dos ovos eram dinossauros menores. Os mamíferos que viviam nessa época eram pequenos demais para comer ovos tão grandes.
Mito 4: O impacto de um asteróide dizimou sozinho todos os dinossauros
No que hoje é a Península de Yucatan, México, há uma cratera de 180 quilômetros de largura que provavelmente surgiu como resultado da queda do asteróide responsável pelo fim dos dinossauros. Entretanto, isso não aconteceu imediatamente após a colisão.
Acredita-se que, de início, apenas os animais próximos à zona de impacto morreram. Mas as conseqüências da queda do asteróide em nosso planeta foram devastadores: maremotos gigantescos, chuvas extremamente ácidas (talvez com acidez tão forte quanto a do ácido sulfúrico encontrado em baterias de carro - com pH próximo a 1,5) e nuvens de poeira que escureceram e esfriaram o globo durante meses ou mesmo décadas.
Outra teoria sugere que o número de dinossauros já vinha decrescendo antes do impacto devido à diminuição do nível do mar e das constantes erupções vulcânicas. Ou seja, a combinação desses efeitos à devastadora queda do asteróide provavelmente eliminou os dinossauros.
Mito 5: Os dinossauros foram extintos por não terem sido bem-sucedidos em termos evolutivos
Eles sobreviveram por mais de 150 milhões de anos em nosso planeta, portanto não podem ser considerados mal-sucedidos. Os hominídeos, nossos ancestrais, viveram por apenas 6 milhões de anos, enquanto nossa espécie - o Homo sapiens - surgiu há apenas 200.000 anos. Os dinossauros dominaram o reino animal em sua época, mas foram derrotados pelos efeitos devastadores do asteróide.
Mito 6: Todos os dinossauros morreram há 65 milhões de anos
As aves surgiram cerca de 150 milhões de anos atrás. A maioria dos especialistas acredita que elas evoluíram de pequenos dinossauros predadores que, apesar de terem perdido um grande número de indivíduos após o impacto do asteróide, sobreviveram e se multiplicaram após o planeta tornar-se novamente propício a isso. Como nos métodos atuais de classificação dos animais esses precursores das aves são considerados dinossauros, é errado então dizer que todos eles foram extintos de uma só vez.
Mito 7: Os dinossauros eram animais lentos
Até pouco tempo atrás, paleontólogos acreditavam que os dinossauros eram lentos demais em comparação às aves e mamíferos e que por isso perderam a "corrida evolutiva". Porém, estudos recentes não encontraram qualquer evidência disso.
A maioria deles era provavelmente tão móvel quanto grande. Assim como os leões, os dinossauros carnívoros eram predadores ativos que ficavam parados e descansando após se alimentar.
Estudos realizados no ano 2000 em um fóssil de hadrossauro excepcionalmente bem preservado sugeriram que os dinossauros possuíam corações com 4 cavidades (2 átrios e 2 ventrículos), portanto mais poderosos que os da maior parte dos répteis atuais, que possuem 3 cavidades (2 átrios e 1 ventrículo). Com essa descoberta, pode-se comparar o metabolismo dos dinossauros com o dos crocodilianos (únicos répteis atuais que possuem corações com 4 cavidades) e o das aves.
Mito 8: Todos os grandes répteis terrestres pré-históricos eram dinossauros
Os répteis terrestres atingiam 5 metros de comprimento antes do surgimento dos primeiros dinossauros, há 230 milhões de anos. Alguns deles, como os dimetrodontes, que habitaram a América do Norte durante o período Permiano (290 a 240 milhões de anos atrás), eram semelhantes a dinossauros, mas não dinossauros de verdade.
Mito 9: Répteis marinhos, como os plesiossauros e os icitiossauros, eram dinossauros
Vários répteis marinhos evoluíram durante a época dos dinossauros, mas todos os verdadeiros dinossauros eram animais terrestres.
Mito 10: Répteis voadores eram dinossauros
Os pterossauros, bastante conhecidos como "os dinossauros voadores", surgiram logo após os primeiros dinossauros e sucumbiram juntamente com eles. A maioria alcançava o tamanho de um pequeno avião.
No entanto, mesmo sendo parentes próximos, não eram verdadeiros dinossauros.
Ofertas: DVD's Jurassic Park, DVD's Em Busca do Vale Encantado
Marcadores: Curiosidades